São Paulo é a 10ª cidade mais rica do mundo, um polo de negócios incrível que se espalha por uma cidade enorme cheia de prédios comerciais e residenciais. E entre as empresas que marcam presença na megalópole, muitas delas são do setor terciário, criando enormes oportunidades de emprego em São Paulo.
E isso gera ainda mais razões para você considerar com carinho ir para essa cidade e fazer sua mudança com uma empresa de mudanças internacionais como a nossa. Nós vamos avaliar e comentar sobre algumas das maiores indústrias de São Paulo para você ter uma ideia do que pode encontrar ou até de poder montar um negócio.
São Paulo é extremamente grande
Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é o centro econômico do Brasil. Isso significa uma grande presença de empresas de serviços e a competição entre elas. E com isso também surgem novidades e ideias que não são vistas no resto do país. O estado de São Paulo tem 44 milhões de habitantes – sim, basicamente mais de metade da Alemanha em um só estado – e combinado com medidas de incentivo isso significa que há possibilidade de negócios e oportunidades de emprego em São Paulo de todo tipo.
Alguns setores são mais desenvolvidos que outros
Diferentes estudos de mercado mostram diferentes resultados. Isso é porque as empresas usam critérios e métodos mais indicados para elas e assim trazem setores diversos que estão em alta na cidade. Tenha em mente também que a oferta e demanda pode variar mensalmente ou até com maior frequência. Alguns dos setores que tem potencial para gerar oportunidades em São Paulo são:
- Produtos orgânicos– Inserida nas modas e tendências de outros países desenvolvidos e em desenvolvimento, a preocupação com o meio-ambiente ó cresce em uma cidade que ainda tem muita poluição e potencial para melhorar. A questão dos produtos orgânicos e comércios que vendem eles é um setor em alta
- Restaurantes – Um lugar como São Paulo recebe muitos visitantes, especialmente em viagens de negócios. Além da demanda interna, os restaurantes também podem explorar os visitantes e até turistas e as oportunidades em restaurantes sempre são abundantes.
- Tecnologia e impressoras 3D– Quando alguém fala em tecnologia é normal pensar no Vale do Silício ou países como a Suécia. Mas o curioso é que quando se trata da tecnologia das impressoras 3D, a região tem uma grande presença e a melhor conferência do assunto no mundo é realizada na cidade anualmente.
Conheça os processos legais; é muito importante
Como falamos, há muitas oportunidades de emprego em São Paulo. Mas caso você seja estrangeiro, você vai precisar de um visto. E isso pode significar um tedioso e longo processo. É bom que você saiba os detalhes antes de se jogar de cabeça e com apenas um visto de turista você pode frequentar reuniões e palestras, mas não vai poder trabalhar com um salário. Esse é um dos problemas do Brasil, a velha burocracia. Mas com as oportunidades que surgirem pode ser bom enfrentar ela e conseguir seu visto de trabalho. É permitido que estrangeiros trabalhem no Brasil com os seguintes vistos:
- Visto temporário – você precisa estar empregado por uma empresa local para ter este;
- Visto residencial pelo acordo do Mercosul– O Mercosul é um bloco econômico entre alguns países da América do Sul, inclusive o Brasil
- Visto temporário sem um acordo de trabalho– esta modalidade é normalmente acertada entre uma empresa brasileira e uma estrangeira;
- Visto permanente – obviamente o mais difícil de conseguir.
Vistos temporários reduzem as chances de mudar de emprego, já que não dá para trocar de empregador com o mesmo visto. A burocracia em geral é uma chatice, mas pode valer a pena lidar com ela com o devido acompanhamento jurídico.
A maior parte do capital vem de investidores externos
Por que o venture capital é tão popular em empresas com sede no estado? Muitas pessoas não param para pensar, refletindo apenas na oportunidades de emprego em São Paulo. O processo para investir em empresas locais é simplificado e com a crise financeira, o Real ficou desvalorizado e isso motivou que investidores estrangeiros comprassem participações em empresas brasileiras.
Com essas novas conexões e novas formas de gerir, muitas delas tiveram um crescimento rápido. Um exemplo é a Easy Taxi, que sempre procura por talentos e recebeu $77 milhões de investidores internacionais. Seguindo as tendências de negócio em São Paulo e os novos mercados, você pode achar excelentes oportunidades de emprego em São Paulo.
Procure por oportunidades de emprego em São Paulo em centros de coworking
São Paulo é divida em bairros e também em regiões geográficas. Alguns desses bairros têm muitos edifícios comerciais com espaço, perfeitos para serem relocados e transformados em espaços de coworking. E esses espaços podem ser perfeitos para procurar oportunidades. Eles não são concentrados em um lugar específico já que não houve um planejamento central sobre o assunto, mas são fáceis de achar. O CUBO, por exemplo, que fica na Vila Olímpia, tem espaço para 50 startups. O networking é algo que não pode ser subestimado.
Como São Paulo é uma cidade de rápido desenvolvimento, isso a torna perfeita para investidores e novas ideias. E por ser a maior cidade do Brasil e um grande centro financeiro, nada é mais adaptado para o investimento. Por isso cada vez mais pessoas procurar fazer mudanças internacionais ou locais para a cidade. Além de trabalhar nessas novas ideias, empresas ligadas a financiamento, sistema bancário e investimentos também estão com tudo.
Caso você tenha tempo e dinheiro, pode investir em cursos que te diferenciem e possam gerar posicionamento nessas áreas. Nelas é possível conseguir desenvolver um plano de carreira e se você for estrangeiro, aprender muitas coisas, especialmente o idioma.
Claro que São Paulo tem seus desafios com a violência, transporte público e outras questões, mas a região pode ser realmente um terreno fértil para empreendimentos e carreiras em várias áreas. Conhecimento em contabilidade, novas tecnologias, por exemplo, podem ser uma mão na roda. E gerar ainda mais oportunidades de emprego em São Paulo.